Associação entre Bichectomia e Preenchimento de Queixo (mento)
A bichectomia é um procedimento cirúrgico conhecido por retirar as chamadas “bolas de Bichat”, também conhecidas como corpo adiposo, que são gorduras localizadas na região das bochechas. Essas “bolas de Bichat” preenchem o espaço entre os músculos da face ficando abaixo da maçã do rosto, e acabam dando uma aparência mais arredondada no rosto. O rosto arredondado pode ser um fator hereditário ou genético, ou, até mesmo, resultado de um ganho de peso. Por vezes, essa estrutura é maior do que a desejada, deixando a pessoa com o rosto com aparência mais infantil. Se é incômodo para a pessoa, o rosto arredondado pode ser transformado em um rosto mais fino através da bichectomia.
Nem todas as pessoas são beneficiadas com a retiradas desse corpo adiposo que preenchem a bochecha, é preciso haver uma consulta com um profissional especializado na área, normalmente, cirurgiões plásticos, que avaliaram cada caso e aconselharam o paciente sobre o melhor procedimento para o resultado esperado.
O procedimento da bichectomia pode ser feito por homens e mulheres de várias faixas etárias. No entanto, quando a pessoa já tem mais idade e possui uma pele mais flácida, é indicado que se faça um tratamento associado com a bichectomia, como, por exemplo, o preenchimento facial.
O preenchimento facial é um procedimento para embelezamento e estruturação de uma pele envelhecida, que consiste em preencher rugas, marcas de expressão e sulcos, melhorando o contorno facial. Além do preenchimento, que pode ser realizado com ácido hialurônico, a bichectomia também pode ser relacionada com diversos tipos de bioplastia facial. A bioplastia é um procedimento minimamente invasivo, e através dele, podem ser feitas modificações bem específicas no contorno do rosto de cada paciente.
Como a bichectomia altera o contorno do rosto, deixando-o mais fino, pode ser que a área do queixo (mento) fique fina demais, ou que, mesmo com a bichectomia, o rosto ainda não tenha ficado da largura desejada devido ao modelo do queixo, ou, até mesmo, com um formato não desejado pelo paciente. Através da bioplastia de queixo, é possível, então, deixar o local mais arredondado, comprido, largo ou da forma em que o paciente preferir, deixando todos os contornos do rosto mais harmoniosos.
Procedimentos
A bichectomia tem duração de, em média, uma hora e é realizada com anestesia local e sedação, sem a necessidade de internação hospitalar. É feita uma abertura de 1cm na parte interna da boca, de onde vão ser retiradas as “bolas de Bichat”, e são feitos pontos absorvíveis para a melhor cicatrização do local. A recuperação leva em torno de uma semana, onde se é recomendado repouso e restrição a consumo de alimentos muito quentes. Caso haja incômodo local, as dores podem ser aliviadas com compressa de água fria.
Já na bioplastia de queixo não são levados pontos no local, porque, por ser um procedimento minimamente invasivo, não é preciso cortes e intervenções muito grandes. O processo também é feito em mais ou menos uma hora e é utilizada anestesia local.
Antes de tomar a decisão de fazer esses procedimentos, é necessária uma consulta médica e possíveis exames, que serão essenciais para o posterior processo. O médico sempre orientará o paciente para o melhor tratamento visando os objetivos desejados pelo mesmo.
Deixe sua pergunta
Campos com (*) são obrigatórios.